16 dezembro 2008

Seven Things You Don't Know About Me

I was tagged for the first time (Yaaay! :), by Lauren Vargas, so here is my list of "Seven Things You Don't Know About Me":

- My brother (who is one-year-and-seven-months-older than me) taught me how to read before I went to school (then I got there and disturbed everyone's else concentration until they decided to pass me to the next grade :)

- At school I was invited to play at the regional championship for both the soccer team and the handball team. I chose the soccer team, which didn't pass first phase. Handball team won the championship.

- I'm a Buffy fan... yeah, you read it right... I can name episodes, I know some lines by head, I have The Chosen Collection and I've watched "Once More, with Feeling" at least 10 times.

- I want to learn balroom dance

- I cheer for Argentina's soccer team (which is an offense by Brazilian standards) because they play with passion

- I don't know anything (at all) about cars (and I really don't mind that)

- All my (working) life I wanted to work abroad, and I decided that next year (2009) will be the starting point of this

09 dezembro 2008

Campanha do filme Crepúsculo (Twilight) no metrô Vila Madalena

No caminho de casa para o trabalho hoje deparei-me, em pleno metrô Vila Madalena, com esse excelente case de marketing para o filme Crepúsculo (Twilight).

clique para ver essa foto em tamanho maior no flickr
(clique na foto para vê-la em tamanho maior no flickr)

Já havia visto esse "totem" antes, mas essa foi a primeira vez em que ele estava ligado e funcionando, então resolvi brincar um pouco com ele enquanto o metrô não vinha.

Primeiras impressões

A primeira coisa que chama a atenção é que este totem está posicionado logo após a escada rolante de quem está indo pegar o metrô, o que significa que praticamente todo mundo tem que passar por ali. Além disso, quando ninguém está interagindo com o mesmo, são exibidos os trailers do filme, com excelente qualidade de vídeo e áudio, o que chama a atenção mesmo quando se está correndo para não perder o metrô.

Interatividade

Conforme mencionando anteriormente, a tela é sensível ao toque (touchscreen), permitindo a interação com a "campanha". Existem diversas opções, tais como trailers/teaser, fotos (do filme, do making of, etc.). Abaixo é possível ver como que é a tela quando seleciona-se a opção de "fotos do making of".

clique para ver essa foto em tamanho maior no flickr
(clique na foto para vê-la em tamanho maior no flickr)

Algo que me agradou foi o fato de que para chegar em qualquer opção basta 1 clique a partir do menu. Preciso tirar outra foto disso depois, mas para vocês terem uma idéia, é como se o menu fosse "aberto", com cada linha da tela principal exibindo as opções de cada segmento (fotos, vídeos, etc.).

Além do "básico"

Além de tudo isso já mencionado (tela sensível ao toque, áudio, vídeo, etc.), o totem também informa que existem informações extras disponíveis quando você está com o bluetooth habilitado no seu celular. Não estava com o bluetooth habilitado no meu celular para testar na hora (e também já estava mais do que atrasado pro trabalho), mas pretendo passar lá de novo para ver o que são esses recursos extras (imagino que sejam ringtones e papéis de parede) e também para fuçar um pouco mais nas outras opções.

Para concluir

Em resumo, achei que é uma excelente campanha, interativa e de qualidade, que certamente irá agradar aos fãs. Parabéns para a agência que teve essa idéia e para a equipe que "colocou isso pra funcionar".

Fica ainda a minha curiosidade em saber quais tipos de métricas eles estão coletando dessa campanha: quantas interações com o totem são feitas por dia? quais são as opções mais selecionadas? quantas pessoas fazem download dos recursos extras via bluetooth? etc, etc.

Alguém mais já viu essa campanha (ou alguma parecida com essa)? O que acharam?