Apesar desse link ter me deixado absurdamente envergonhado devido ao fato de que (ainda) não li a maioria dos livros mencionados, também foi extremamente útil por me fazer reparar em outro link desse mesmo blog: "Get Your FREE Guide to Being a Gentleman in 2008"
Esse link definitivamente me deixou curioso e, apesar de já ser absurdamente tarde da noite, a curiosidade venceu o sono, então fiz o download e comecei a conferir esse tal "Guia para ser um Cavalheiro em 2008".
Introdução (Introduction)
Many of you may say that the advice in this book is common sense. You’re right. It is common sense. Unfortunately, many men in our society no longer have any common sense and instead act like complete cads.
Muitos de vocês podem dizer que os conselhos desse livro são senso comum. Vocês estão certos. Eles são senso comum. Infelizmente, muitos homens na nossa sociedade não possuem mais nenhum senso comum e, ao invés disso, agem como completos Brucutus.
E assim, logo de cara, foi forçado a concordar plenamente com o guia, pois afinal de contas, quem não conhece alguns (ou vários) homens que portam-se como perfeitos imbecis?
(obs.: ia usar o termo "troglodita", mas achei que os pobres chimpanzés não mereciam isso)
Por que ser um cavalheiro? (Why be a gentleman?)
- Ser um cavalheiro lhe provê respeito: As pessoas respeitam quem lhes respeita. Um cavalheiro é respeitoso com todos. Consequentemente, um cavalheiro conquista o respeito dos outros.
- Ser um cavalheiro lhe provê confiança: Justamente por ser honesto e transparente, o cavalheiro deixa as pessoas mais à vontade e cria uma atmosfera de confiança
- Ser um cavalheiro pode impulsionar sua carreira: Se as outras duas afirmativas são verdadeiras, então um cavalheiro é respeitado e confiado pelos outros, o que lhe fornece maiores chances de sucesso profissional
- Ser um cavalheiro o torna mais atrativo para mulheres: As mulheres gostam de homens que saibam tratá-las como damas e são atraídas por quem lhes respeita e são atenciosos às suas necessidades.
Bem que fui avisado que o senso comum se faria presente. Até aqui, tudo parece óbvio, mas daí penso que muita gente não pensa assim, o que torna tudo isso não-tão-óbvio.
Email (Email)
- Seja conciso e direto ao ponto
- Use correta ortografia e gramática
- Responda em 24 horas (ou pelo menos avise que precisará de mais tempo, quando for necessário)
- Responda todas as dúvidas (inclusive aqueles que possam surgir em decorrência de suas respostas)
- Torne-o pessoal (ou seja, mostre que você se importa)
- NÃO ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS (exceto se for pra demonstrar que isso não deve ser feito jamais)
- Não abuse do "Responder para todos" (vou encaminhar essa dica para algumas pessoas)
- Não use abreviações ou emoticons (nada contra os emoticons "básicos", mas abreviações como "Kd vc" ou "Vlw mto" realmente não soam bem se você tem mais de 15 anos)
- Não encaminhe correntes ou piadas estúpidas
- Tenha discrição com o que você coloca em um email (regra do "não coloque nada que possa te envergonhar se vier a público")
Celulares (Cell Phones)
- A não ser que você esteja esperando uma chamada de emergência, desligue seu celular em restaurantes, cinemas, reuniões e igrejas (ou pelo menos coloque no modo silencioso)
- Use sua voz interna quando estiver falando no celular (os outros não precisam ouvir toda sua vida)
- Não use um headset Bluetooth a não ser que você esteja dirigindo (ainda bem que eles ainda são meio caros por aqui, evitando a popularização)
- Use toques (ringtones) simples (ou pelo menos evite homenagear o Mc Creu com seu toque)
- Peça licença antes de atender uma chamada
- Não dirija falando ao celular (ok, esse é um item que eu não sigo, mas sei que deveria)
- Não interaja com outras pessoas enquanto estiver ao telefone (é rude para a pessoa que você está falando fisicamente e também para quem está ao telefone com você)
- Use mensagens de texto (sms) com discrição (pode soar meio falso vindo de mim, um viciado em sms e Twitter, mas estou aprendendo a "dosar" isso melhor)
Acho que já deu para perceber que, apesar de serem mais ou menos óbvias, várias dessas dicas podem ser muito úteis no dia-a-dia de um cavalheiro (e também de uma dama). Sendo assim, enumerarei abaixo apenas mais algumas dicas que achei muito boas em cada um dos tópicos posteriores aos que já listei acima.
- Caixa Postal (Voice Mail): deixe seu nome e dados para contato logo no começo da mensagem, evitando assim que a pessoa tenha que escutar a mensagem inteira novamente caso não consiga anotar os dados da primeira vez.
- Etiqueta no Facebook (Facebook Etiquette): por incrível que pareça, tem gente que termina via Facebook/Orkut ao atualizar o status do relacionamento. Se você foi homem para começar algo, seja homem também para terminar de maneira decente.
- Conversação (Conversation): use o nome da pessoa com quem você está falando, mas faça isso com discrição, evitando parecer um vendedor de carros usados.
- Cavalheirismo (Chivalry): ande do lado da rua, deixando a dama do lado da calçada e a salvo do tráfego e suas poças.
- Encontros (Dating): planeje a noite com antecedência, demonstrando assim sua importância (dica que também foi dada em um episódio do Queer Eye).
- Vestuário e Aparência (Dress & Appearance): simplicidade, simplicidade, simplicidade.
- Gorjeta (Tipping): quando for dar gorjeta, não fique exibindo o quanto está deixando pois isso, ao invés de impressionar, apenas demontra que você é grosseiro e superficial.
Desenvolvendo a Postura Cavalheiresca (Developing Gentlemanly Deportment)
Treat all women with respect. The man who is a rude husband, brother, or son cannot be a true gentleman.
Trate todas as mulheres com respeito. O homem que é um marido, irmão ou filho rude não pode ser um verdadeiro cavalheiro.
Como mencionado diversas vezes no guia, essa não é uma lista exaustiva, então agora eu é que pergunto a vocês leitoras(es): acham que falta algo a essa lista? acham que a lista inteira é bobagem pura? concordam com cada vírgula e querem ler o guia inteiro agora mesmo?
No caso dessa última pergunta, o link para download do guia é esse aqui: The Art Of Manliness: Guide To Being a Gentleman in 2008