25 junho 2005

Cidade dos Anjos (City of Angels)

Esse é outro filme que (re)assisti recentemente (ontem, 24/06, pra ser mais exato).

Assim como o filme do post anterior ("Quando um Homem Ama uma Mulher"), vi este filme pela primeira vez no cinema, com a Simone, minha namorada na época.

Creio que falar bem desse filme é ser redundante, mas vamos lá.

A história é sobre o anjo Seth (Nicolas Cage), que se apaixona pela cirurgiã Maggie (novamente Meg Ryan). Maggie é uma excelente cirurgiã, cética sobre muitas coisas na vida, até que um de seus pacientes morre na mesa de operações. Seth, como o anjo encarregado de "buscar" o paciente, vê o sofrimento de Maggie e apaixona-se por ela, que está confusa e começa a se questionar se realmente tem "o controle" sobre a vida de seus pacientes.

Como é de se imaginar, esse é um relacionamento que não apresenta boas perspectivas, visto que ele não pode sentir nem tocar ninguém, ou melhor, ele pode tocar, mas apenas a pessoa irá sentir.

O ponto crucial da história é quando ele decide desistir de sua existência "divina" para se tornar um simples mortal, abrindo mão de uma vida eterna sem dor, sofrimento e fome, em nome do amor que sente por ela.

Enfim, é um filme lindo, que mostra a beleza do amor, a importância que devemos dar às pequenas coisas e mostrar pras pessoas que realmente as amamos.

Uma das cenas interessantes do filme é quando Maggie, após ter saído com Seth, está com um cara que ela sai (e não lembro o nome agora). Ele está planejando com ela (ou melhor, sozinho mas já contando com ela), uma viagem para um chalé nas montanhas. No meio de todo o planejamento e falação, ela pede a ele que simplesmente pare e fique um tempo com ela, só os dois, sem nada a mais, sem preocupações, sem falar, apenas aproveitando o fato de "estar juntos". Nisso ele pergunta algo do tipo "por quê?".

Creio que muitas (mas muitas mesmo) pessoas fariam a mesma pergunta no lugar dele. No mundo atual, onde tudo tem que ser rápido, planejado, pensado, é muito bom poder assistir filmes que nos façam questionar essa atitude. Pois a vida é curta sim, é claro, mas não devemos apenas passá-la correndo, mas sim aproveitá-la, saboreando cada momento, curtindo e relaxando, especialmente se estivermos bem acompanhados.

Ah, antes que me esqueça: este filme é baseado no filme "Wings of Desire" (Asas do Desejo).

(Outro dia preciso escrever outro post somente sobre a trilha sonora desse filme, que é de arrebentar!)

Minha fala preferida:
"I would rather have had one breath of her hair...
one kiss of her mouth...
one touch of her hand...
than en eternity without it......
One."

Nenhum comentário: