25 junho 2005

Quando um Homem Ama uma Mulher (When a Man Loves a Woman)

Acabei de (re)assistir esse filme. Comprei o DVD, que chegou hoje em casa, e já fui assistir.

É sempre interessante rever filmes após um longo tempo. A primeira vez que assisti esse filme, foi nos cinemas, com minha primeira namorada, há exatos 11 anos atrás. Não lembro exatamente o que pensei sobre o filme na época mas, até hoje, ficou uma lembrança profunda sobre esse filme, sobre seu impacto em mim. Revendo-o agora, achei-o belíssimo, sincero, profundo, verdadeiro e romântico, sem ser piegas.

O filme é sobre o piloto Michael (Andy Garcia), sua mulher Alice (Meg Ryan) e suas duas filhas. Alice é alcoólatra e, como se pode imaginar, a família passa por maus bocados para conseguir superar tudo isso. Sim, essa é a parte que mais gostei do filme, pois não mostra tudo acontecendo de maneira simples, como se fosse fácil passar por tudo isso. Eles brigam, discutem, ficam confusos e não sabem como lidar com a situação.

Gosto de filmes assim, que são sinceros, que mostram como é difícil para um casal atravessar esses períodos de turbulência. E, em qualquer relacionamento, sempre há esses períodos. Nessas horas não se sabe como lidar com a situação, como abordar o assunto, como discuti-lo e, sempre que se tenta fazer isso, ambos acabam agredindo um ao outro, não por não se gostarem, mas por terem medo, aflição, e não saberem direito como agir.

O nome pode até parecer meio "forçado", mas não é. Pois o que o filme mostra é justamente do que um homem é capaz, quando realmente ama uma mulher. Ele pode (e irá) cometer erros, ter dúvidas, medo e insegurança mas, por mais difícil que tudo isso seja, irá apoiar, respeitar e amá-la, dando o melhor de si e esforçando-se ao máximo para fazê-la feliz. Afinal, quando um homem ama uma mulher, vê-la feliz é a coisa mais importante do mundo.

Minha fala preferida:
"My wife is an alcoholic...

Best person I ever met.

She has 600 different kinds of smiles.
They can light up your life.

They can make you laugh out loud just like that.
They can even make you cry just like that.

That's just with her smiles."

Nenhum comentário: