09 dezembro 2008

Campanha do filme Crepúsculo (Twilight) no metrô Vila Madalena

No caminho de casa para o trabalho hoje deparei-me, em pleno metrô Vila Madalena, com esse excelente case de marketing para o filme Crepúsculo (Twilight).

clique para ver essa foto em tamanho maior no flickr
(clique na foto para vê-la em tamanho maior no flickr)

Já havia visto esse "totem" antes, mas essa foi a primeira vez em que ele estava ligado e funcionando, então resolvi brincar um pouco com ele enquanto o metrô não vinha.

Primeiras impressões

A primeira coisa que chama a atenção é que este totem está posicionado logo após a escada rolante de quem está indo pegar o metrô, o que significa que praticamente todo mundo tem que passar por ali. Além disso, quando ninguém está interagindo com o mesmo, são exibidos os trailers do filme, com excelente qualidade de vídeo e áudio, o que chama a atenção mesmo quando se está correndo para não perder o metrô.

Interatividade

Conforme mencionando anteriormente, a tela é sensível ao toque (touchscreen), permitindo a interação com a "campanha". Existem diversas opções, tais como trailers/teaser, fotos (do filme, do making of, etc.). Abaixo é possível ver como que é a tela quando seleciona-se a opção de "fotos do making of".

clique para ver essa foto em tamanho maior no flickr
(clique na foto para vê-la em tamanho maior no flickr)

Algo que me agradou foi o fato de que para chegar em qualquer opção basta 1 clique a partir do menu. Preciso tirar outra foto disso depois, mas para vocês terem uma idéia, é como se o menu fosse "aberto", com cada linha da tela principal exibindo as opções de cada segmento (fotos, vídeos, etc.).

Além do "básico"

Além de tudo isso já mencionado (tela sensível ao toque, áudio, vídeo, etc.), o totem também informa que existem informações extras disponíveis quando você está com o bluetooth habilitado no seu celular. Não estava com o bluetooth habilitado no meu celular para testar na hora (e também já estava mais do que atrasado pro trabalho), mas pretendo passar lá de novo para ver o que são esses recursos extras (imagino que sejam ringtones e papéis de parede) e também para fuçar um pouco mais nas outras opções.

Para concluir

Em resumo, achei que é uma excelente campanha, interativa e de qualidade, que certamente irá agradar aos fãs. Parabéns para a agência que teve essa idéia e para a equipe que "colocou isso pra funcionar".

Fica ainda a minha curiosidade em saber quais tipos de métricas eles estão coletando dessa campanha: quantas interações com o totem são feitas por dia? quais são as opções mais selecionadas? quantas pessoas fazem download dos recursos extras via bluetooth? etc, etc.

Alguém mais já viu essa campanha (ou alguma parecida com essa)? O que acharam?

6 comentários:

jarbas disse...

Léo, sim nas lojas Chillibeans esta forma de promoção já existe há uns 6 anos:
De uma olhada:
http://www.youtube.com/watch?v=wWusIXinA8g

Léo disse...

Oi Jarbas!

Que bacana o vídeo sobre essa forma de promoção na Chillibeans... valeu por enviá-lo! Sou cliente de lá há vários anos mas nunca havia reparado nisso (talvez não tenha ido em uma loja com esse serviço). :)

Valeu pelo comentário e pela dica sobre outros exemplos!

Abs,
Léo

Marcela Magalhães disse...

Olá amigo, por favor, vc lembra qual é a é a primeira foto no album de PERSONAGENS do totem??? preciso muito saber...bjus e obrigada....

me manda no macrismaga@yahoo.com.br

Marcela Magalhães

Léo disse...

Oi Marcela!

Infelizmente eu não lembro qual é a primeira foto do álbum de Personagens. Não tive muito tempo para ficar mexendo com o totem, então não deu pra gravar tudo.

Desculpe e boa sorte na sua procura.

Abs,
Leo

Clarissa disse...

Nooooossa, meu! Vc realmente escreve sobre tudo...rs. Tb vi essa campanha do filme na estação da Consolação qdo fui a sampa em dezembro...o q me deu mais vontade de ver o filme (q nem achei tão bom assim)...mas achei muito legal a interatividade do "totem". Eu e uma amiga até perdemos o metrô por ficar "brincando" ali..rs..virou mais uma das atrações turísticas de SP...rs

Léo disse...

@Clarissa: Ah, Escrevo sobre tudo que me chama atenção... rs

Eu também gostei da interatividade e me diverti com o totem, só não perdi mais tempo com ele porque estava saindo de férias... :)