10 setembro 2009

29 - Feliz Aniversário / Happy Birthday / Feliz Cumpleaños

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive." ~ Ricardo Reis (heterônimo de Fernando Pessoa)


Hoje completo 29 primaveras. Uau... 29 anos. O tempo realmente passa rápido. Foram longos, divertidos, trabalhosos, interessantes e desafiadores anos para chegar até aqui.


Algumas vezes nos deparamos com uma daquelas pinturas belíssimas, da qual vemos apenas o produto final, mas não é possível sequer imaginar, e muito menos sentir, tudo pelo qual o artista teve que passar até chegar a este ponto.

Pode ser que ele tenha começado a pintar com uma coisa bem definida em mente e, em algum ponto do caminho, um simples traço inesperado fez com que todo o plano fosse alterado...

Pode ser que ele tenha passado um longo tempo dedicando-se a uma pequena parte da pintura que, apesar de parecer completamente insignificante, adiciona elementos essenciais para o restante do quadro...

Pode ser ainda que ele tenha tido grande dificuldade com uma parte da pintura, uma parte que hoje em dia é invejada e admirada por muita gente, mas da qual poucos sabem o quão difícil e demorado foi para conseguir deixá-la como está hoje...

Independente do caminho percorrido, uma coisa é certa: para chegar à pintura final foi necessário cometer erros, aprender com eles e refazer algumas partes... foi necessário identificar as partes que já estavam certas para garantir que continuariam assim enquanto as outras eram corrigidas... foi necessário perseverança.


Creio que assim é a nossa vida. Acredito que todos nós somos o que somos hoje por causa de tudo que passamos até o momento, por causa de todos os acontecimentos, sejam eles bons ou ruins... e também por tudo que aprendemos com nossos erros, com nossos acertos... tudo que aprendemos com nossa vida.

E, ao contrário de um quadro estático em algum museu, nossa vida pode (e deve) estar em constante evolução e nós somos a peça essencial para que isso ocorra. Nada vai mudar, nada será alcançado, se a gente não der o primeiro passo, se a gente não tentar, se a gente não for atrás do que quer e batalhar por isso.

"Eu tenho uma espécie de dever,
Dever de sonhar, de SONHAR SEMPRE
Pois sendo mais do que um espectador de mim mesmo,
Eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso,
E assim me construo a ouro e sedas
Em salas supostas invento palcos, cenários para viver o meu sonho
Entre luzes brandas e músicas invisíveis." ~ Fernando Pessoa


E que venham os próximos 29 anos! :)

Nenhum comentário: