05 novembro 2008

Futebol - Meu Universo Particular

Acho que todo mundo tem (ou pelo menos deveria ter) alguma atividade/hobby que lhe faça simplesmente "desligar" do restante do mundo.

Conheço pessoas para as quais a natação é essa atividade... pessoas que quando caem na piscina esquecem completamente de todo o resto (eu particularmente jamais consegui atingir tal nível de concentração, ainda mais com aquele silêncio todo debaixo d'água, que parece que amplifica seus pensamentos).

Para outras pessoas fazer yoga é algo transcedental, aonde conseguem eliminar todo e qualquer pensamento e concentrar-se apenas nos exercícios e na meditação (já eu, por mais que tentasse, não conseguia parar de pensar: "será que estou fazendo o exercício corretamente? será que minha respiração está certa?").

Para mim, a atividade que anula todo e qualquer pensamento da minha mente é o futebol. Não estou falando do ato de sentar a bunda no sofá e assistir na TV não (mesmo porque isso normalmente proporciona mais dor-de-cabeça do que experiência transcedental), mas sim do ato de realmente jogar futebol. Sim, porque quando entro em campo esqueço completamente do mundo fora dele... não importa se o projeto na empresa está atrasado, se teve corte salarial, se o namoro terminou, se está faltando dinheiro, se insira-aqui-sua-desgraça-favorita.... enquanto estou ali entre as quatro linhas do gramado (ou quadra, areião, rua, etc.), a única coisa que importa é pegar a bola e fazê-la entrar no gol do adversário (ao mesmo tempo tentando evitar que ela entre no gol do meu time).

E isso é algo que parece pouco, mas não é. Pare e pense quantas atividades na sua vida realmente limpam a sua mente de quaisquer preocupações enquanto você está executando-as. Aposto que não serão muitas, porque uma das características da vida moderna é justamente o fato de que estamos sempre "conectados" a tudo (casa, trabalho, estudo, etc.), e quase nunca "desligamos" de nada.

Refletindo sobre essa relação minha com o futebol, percebi também que sou uma outra pessoa enquanto jogo, veja o porquê:


  • Tímido, pero no mucho: sim, apesar das pessoas não acreditarem, sou tímido sim... mas quando é algo relacionado com futebol, deixo isso de lado e já vou logo perguntando se tem vaga para mais um, me oferecendo para jogar na maior cara-dura

  • Folgado como nunca: não tem outro jeito de descrever isso... sou realmente folgado quando estou jogando. Não importa se o adversário tem o dobro do meu tamanho, se vier me encher o saco eu respondo à altura e não "baixo a bola" pra ninguém (o que deve ser muito curioso para quem me conhece, pois normalmente sou um poço de tranquilidades - aka "conflict avoider")

  • Faça sol ou faça chuva: para jogar futebol eu já acordei às 6 horas da manhã de domingo, peguei trem, tomei chuva, tomei sol do meio-dia na cabeça, fiquei sem comer, já fui dormir mais de 3 da manhã para poder deixar todo mundo em casa depois do jogo, etc., etc... ou seja, taí algo que faço a qualquer dia/hora/tempo e sem achar ruim



Poderia pensar em uma outra infinidade de coisas sobre o tema, mas acho que se você chegou até aqui já merece um prêmio. O prêmio é que vou parar por aqui. :)

E você, também possui o seu universo particular? Também transforma-se em outra pessoa quando está fazendo alguma atividade?

2 comentários:

L. Assis disse...

Apreciando...

Léo disse...

Muito obrigado pela presença e pelo comentário!

Volte mais vezes. :)

Beijos,
Leo