07 abril 2008

Outros posts sobre Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Há algum tempo atrás (bastante tempo, na verdade) eu escrevi um post sobre esse filme, que é um dos meus favoritos. E, por pura coincidência ou não (acho que a "culpa" é da Fox), através do Twitter me deparei com dois novos posts sobre o filme que foram feitos hoje (ou melhor, ontem).

O primeiro deles é o da Amanda no BaseadoemFatosReais.com, que também adorou o filme.

O segundo é da Mari no My Life Live, que reflete sobre o ponto central do filme, que é a idéia de "apagar" da mente lembranças desagradáveis. Para usar as próprias palavras da Mari:

"...Bem, o x da questão é o seguinte: eu também queria poder apagar certas lembranças da minha cabeça. E quem não queria?!?! É que, às vezes, muitas coisas nos machucam e magoam... e elas acabam que nos perseguindo, de uma forma ou de outra."


Como eu não consegui comentar lá no blog dela (culpa do sistema de comentários do UOL que só tá dando erro), resolvi colocar meu comentário aqui:

Oi Mari!

Antes de mais nada, parabéns pelo excelente post!

Acho que você abordou um ponto crucial dessa questão: aprendizado.

As nossas lembranças são justamente o que nos permite evoluir e aprender a partir dos nossos erros (mesmo que muitas vezes nós acabemos repetindo-os).

Algumas lembranças doem tanto que gostaríamos de removê-las? Sim, doem pra caramba. Doem tanto que temos a sensação de que nunca vai parar de doer. Mas um dia pára, sempre pára. E quando esse dia chega revemos as coisas com outros olhos, mais críticos, mais distanciados e, pq não dizer, mais maduros.

O curioso é que o que mais me encanta no filme é justamente a decisão deles de tentar novamente, mesmo depois de saberem que não deu certo da primeira vez. E isso é algo que fica lindo e singelo no filme, mas que normalmente não teria um "final feliz" na vida real.

Mais uma vez, ótimo post! :)

Beijos,
Léo


E vocês, se tivesem a oportunidade, removeriam lembranças indesejadas da mente?

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu não merecia ser citada aqui. xD Afinal, nem cheguei a comentar o filme. Só disse que vi. haha.

Enfim, o que eu acho mais legal no filme é o fato de que, não importa que as pessoas tenham tentado apagar o amor delas, ele não se deixa apagar. Mesmo que a pessoa alvo do amor tenha sido apagada da mente, quando (e se) há um reencontro, todo aquele amor vem a tona.
Então, há casos em que é bem melhor deixar todas as memórias bem vivas. rs.

Eu jamais apagaria um amor.

Beijos! ;*

Léo disse...

@amanda: Claro que você merecia ser comentada aqui, afinal foi o seu post inicial que me lembrou do meu primeiro post sobre o filme. :)

Com relação ao seu comentário, não poderia concordar mais com você... também acho que o mais incrível é justamente que o amor entre eles continua lá, ou melhor ainda, a vontade desse amor, o desejo por fazer isso dar certo.

E eu também não apagaria um amor.

Será que alguém que apagaria vai comentar aqui? Fiquem à vontade. :)

Anônimo disse...

Uau! eu nem tinha achado q o post ficou assim, tão interessante... a culpa nem é minha, é o filme mesmo... uma outra coisa desse filme que eu também achei muito interessante é a coisa das escolhas erradas. O joel só quis "apagar" a Clementine poruq ficou puto quando descobriu q ela o tinha apagado Impulso é uma coisa de outro mundo. E ele sempre vem junto com mais um monte de sensaçoes, e às vezes a gente não pesa pra fazer nada. E é aí q mora o perigo. Ou não.

Beijo Léo!

Léo disse...

@Mari: Ok, então a culpa é do filme por ser tão bom e sua por postar sobre ele levantando questões interessantes... :)

E também acho que o "Impulso" é algo tremendamente poderoso, e que muitas vezes pode resultar em ações com conseqüências catastróficas (basta lembrar que no meio da "operação" o Joel se arrepende e quer manter as lembranças).

Aliás, agora que falamos tanto do filme fiquei com vontade de revê-lo. :)

Beijão!

Luiza Rudge Zanoni disse...

you must keep your blog updated!

amo. beijo.VS.

Léo disse...

@violet I keep it updated. is just that this last weekend I didn't watch any movie. but stay around that I'll post more stuff soon... :)